quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PAIS BRILHANTES

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência, é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas, é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente, é semear sabedoria e colher com paciência, é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração. Pais e professores precisam adquirir hábitos de pais brilhantes e professores fascinantes para revolucionar a educação. Se praticados, estes hábitos poderão enriquecer a relação entre pais e filhos, professores e alunos. A família podem se tomar um jardim de flores, e a sala de aula, um lugar aprazível. Pais ricos ou pobres, escolas ricas ou carentes podem praticar hábitos que contribuirão para desenvolver características fundamentais da personalidade. Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobrí-Io quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo,


SETE HÁBITOS DOS PAIS BRILHANTES

1. Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu Próprio ser

Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver em seus filhos: auto-estima, proteção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, de dialogar, de ouvir.

2. Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade

Bons pais cuidam da nutrição fisica dos filhos. Estimulam-nos a ter uma boa dieta, com alimentos saudáveis. tenros e frescos. Pais brilhantes vão além. Sabem que a personalidade precisa de uma excelente nutrição psiquica. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: reflexão, segurança, liderança. otimismo, supcração de medo, prevenção de conflitos.

3. Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar

Entre corrigir erros e ensinar a pensar existem mais mistérios do que imagina nossa vã psicologia. Não seja um perito em  criticar comportamentos inadequados, seja um perito em fazer seus filhos refletirem. As velhas broncas e os conhecidos sermões definitivamente não funcionam, só desgastam a relação. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: consciência crítica, pensar antes de agir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar responsabilidade social.

4. Bons pais Preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos

Estimule seus filhos a ter metas, a procurar o sucesso no estudo, no trabalho, nas relações sociais, mas não pare por ai. Leve-os a não ter medo dos seus insucessos. Não há pódio sem derrotas. Pais brilhantes mostram que as belas flores surgem após o mais rigoroso inverno, E.ite hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: motivação, ousadia, paciência, detenninação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades.

5. Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos

Entre conversar e dialogar há um grande vale. Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos. Dialogar é contar experiências, é segredar o que está oculto no coração, é penetrar além da cortina dos comportamentos, é desenvolver inteligência interpessoal, Este hábito dos pais brilhantes contribui pam desenvolver: solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo, inteligência interpessoal.

6. Bons pais dão informações, pais brilhantes contam historias

Bons pais são uma enciclopédia de informações, pais brilhantes são agradáveis contadores de história. São criativos, perspicazes, capazes de extrair das coisas mais simples belíssimas lições de vida. Cativem seus filhos pela sua inteligência e afetividade. não pela sua autoridade, dinheiro ou poder. Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: criatividade, inventividade, perspicácia, raciocínio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas.

7. Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem

Bons pais são tolerantes com alguns erros dos seus filhos, pais brilhantes jamais desistem deles, ainda que os filhos os decepcionem e adquiram transtomos emocionais. O mundo pode não apostar em nossos filhos, mas jamais devemos perder a esperança de que eles se tomem grandes seres humanos. Pais brilhantes são semeadores de idéias e não controladores dos seus filhos. Aprenda a dizer "não" para seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem "não" de seus pais, estarão despreparados para ouvir "não" da vida.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, detenninação e capacidade de se questionar, de superar obstáculos e de vencer fracassos.

Pais do mundo todo se sentem perdidos, sem solo para andar, sem ferramentas para penetrar no mundo dos seus filhos.

Para educar precisamos aprender sempre e conhecer na plenitude a palavra paciência. Quem não tem paciência desiste, quem não consegue aprender não encontra caminhos inteligentes. Infelizes dos pais que não conseguem aprender com seus filhos e corrigir rotas. A vida é uma grande escola que pouco ensina para quem não sabe ler.

Em nome de todos os filhos do mundo, agradeço a todos os pais por tudo o que fizeram por nós. Obrigado pelos seus conselhos, carinho, broncas, beijos. O amor os levou a correr todos os riscos do mundo por nossa causa. Vocês não deram tudo o que queriam para cada filho, mas deram tudo o que tinham. Vocês deixaram seus sonhos para que pudéssemos sonhar. Deixaram seu lazer para que tivéssemos alegria. Perderam noites de sono para que dormíssemos tranqüilos. Derramaram lágrimas para que fossernos felizes, Perdoem-nos pelas falhas e principalmente por não reconhecermos seu imenso valor. Ensinem-nos a sermos seus amigos ...

Nossa dívida é impagável. Nós lhes devemos o amor ...

(Frugmelllo.\' do livro f'uis BrilhanlL'S I'nfes:wl'es FuseillUllles de AUglL~I(J ('Ul'v)

Um comentário:

  1. Olá Benedita! Seu blog está exelente, muito bom mesmo, parabéns.Visite o meu.
    http://analuizaeduca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário: